Na epístola de Paulo aos Romanos capítulo 8. 28, destaca a carta: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. 

A profundidade desse texto bíblico, podemos encontrar na parte central do versículo: “para o bem daqueles que amam a Deus”. Isso denota que não são para todas as pessoas a promessa de que todas as coisas contribuirão, e sim, somente para aqueles que de fato amam a Deus. 

Muitas pessoas, acreditam que a frase: “todas as coisas contribuem juntamente para o bem” é na perspectiva daquilo que lhe satisfaz, daquilo que o seu coração deseja, daquilo que ele planeja, segundo o seu próprio pensamento, mas não é bem assim. 

Podemos perceber que a condição para tudo isso acontecer está no fato de que as dificuldades que surgem em nossa vida, são para o propósito Dele, de Deus, e não o nosso propósito. 

Às vezes, chegamos a não entender o motivo de certas lutas e situações que nos sobrevém, e até ficamos perguntando a Deus, a razão delas terem surgido em nossa vida. As vezes também, até mesmo sem respostas, devemos entender que tudo o que é negativo nesta vida é visto como tendo um objetivo positivo na execução do plano de Deus para as nossas vidas. 

Nada pode atrapalhar o plano de Deus, e Ele não deixará que nenhum cristão que ama a Ele seja ferido sem o seu consentimento. Mesmo que estejamos diante das forças de destruição do inimigo de nossas almas, Deus fará com que o seu nome, através de nós, seja glorificado. 

Em João 16.33, Jesus declarou: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Só consegue ter paz e ânimo em Jesus, aqueles que independente das circunstâncias, amam a Ele. 

Devemos ter cuidado para não nos ludibriarmos com as promessas do sentimento temporal de que, “tudo vai ficar bem”. Essa expressão era citada pelos os gregos e romanos. Eles faziam uso dessa frase aos seus filhos, dizendo a eles vai “ficar tudo bem”. Nas palavras do apóstolo Paulo, no texto que lemos, supera qualquer sentimento temporal. 

Paulo estava declarando que o “bem”, citado no versículo, superava qualquer conforto nessa vida. Bem como, fazer com que àqueles que amam a Deus, pudessem viver com a ajuda e poder do Senhor, em meio a dor e sofrimento terreno. 

É em meio as lutas que oramos com mais constância e fervor, passamos a ler mais a Bíblia e nos amadurecemos para um patamar mais elevado em nossa vida espiritual. 

Quando o verdadeiro cristão, mesmo diante dessas barreiras, entender tudo isso, é só a partir daí que aprenderemos que as tragédias servem para o nosso amadurecimento e crescimento. O pensador Hugo Alexandre, declarou que “Assim como no fogo é forjado o aço, no calor dos campos de batalhas são formados os melhores soldados”. 

Devemos, portanto, entender, que tudo o que acontece em nossa vida, como verdadeiros cristãos, surgem não para nos matar, e sim, para nos fortalecer, que é este “bem”. O qual tem como objetivo tornar-nos mais parecido com o Cristo que tanto almejamos um dia vê-lo. 

Que Deus abençoe você e sua família. 

Se você gostou da mensagem, compartilhe para mais pessoas. E até a próxima!

Pastor Deuramar Ribeiro Leite

ASSISTA O VÍDEO DA MENSAGEM