A mensagem bíblica é de conformidade ao livro de Salmos 119 e o versículo 105, da versão: a Bíblia para Todos Edição Comum, onde destaca: “A tua palavra é o farol que me guia; é a luz do meu caminho.” 

Com base na porção bíblica, nosso tema é: A PALAVRA DE DEUS, O FAROL QUE NOS GUIA.  

Há tempos, eu e a minha família, durante passeio no estado do Maranhão, precisamente nos lençóis maranhenses, navegávamos pelo Rio Preguiças, em Barreirinha, onde fomos até a praia de Caburé, local onde o rio encontra-se com o mar. Durante o trajeto, deparamos com um farol. 


Para quem não sabe, farol, é um edifício alto, uma estrutura semelhante a uma torre, que contém um conjunto de lâmpadas e lentes que emitem fortes feixes de luz para ajudar a navegação no mar. Esta luz é visível a longas distâncias e ajuda a orientar os navios durante a noite para um porto seguro ou para longe de rochas perigosas. Eles são instalados junto ao mar, na costa ou em ilhas próximas. 

Enquanto passeávamos pelo local, tivemos a oportunidade de adentrar a esse farol e conhecer de perto suas instalações. Durante a visita, parei e fiquei analisando a importância daquela torre para os navegantes. Como é que eles conseguiriam, sem esse importante sinalizador, na escuridão da noite, chegarem até ao cais para poderem, com segurança, atracarem suas embarcações? 

Imediatamente, passei a analisar a importância da Palavra de Deus, como farol, como luz que guia nossos passos e o nosso caminho. 

Frente a esse mundo de completa escuridão devido os efeitos do pecado na vida da humanidade, encontramos na Palavra de Deus, o remédio e a função da lâmpada para nos guiar. Ela é a única fonte de luz que a nossa alma sedenta e faminta de Deus espera, a qual é capaz de iluminar de maneira correta nossos pensamentos, nos conduzindo, em salvação, até Jesus Cristo, o dono da vida eterna. 

Foi nessa linha de pensamento, que o salmista assim escreveu: “A tua palavra é o farol que me guia; é a luz do meu caminho.” Em outras versões da Bíblia se lê: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” A pessoa que medita e guarda a Palavra de Deus no coração, tendo-a como farol de sua alma, jamais abandona o caminho do Senhor. Essa pessoa jamais terá a sua embarcação espiritual afundada. 


Quando uma pessoa coloca a Palavra de Deus como farol em sua vida, submetendo aos seus conselhos e orientações, jamais essa pessoa se desviará da fé. Isso significa, que assim como é o farol para o marinheiro, onde na escuridão brilha sua luz indicando a direção, aquele que confia em sua luz, dificilmente erra o caminho. Em João 8.12b, Jesus declarou: “...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Pois, assim como um navio se orienta por uma luz de um farol para na direção certa não vir a bater nas pedras, Jesus ilumina nossas vidas em meio às trevas espirituais. 


Diante desse mundo que a cada dia se torna mais sombrio e sem esperança, a Palavra de Deus é farol em meio a essa escuridão. O pastor norte americano, Billy Graham, certa vez, se referindo a Bíblia declarou a seguinte frase: “Sem a Bíblia, este mundo seria, de fato, um lugar triste e assustador, destituído de qualquer farol indicativo.” A Palavra de Deus é farol que nos guia a um destino tranquilo. Certo de que com a presença de Jesus em nosso barco, chegaremos ao porto com total segurança. 

Pastora Regiane Vargas, declarou que: “O brilho de um farol não é para iluminar o seu interior. É para penetrar a escuridão e as tempestades. O som emitido por um farol não é para o entretenimento do faroleiro. É para vencer a neblina espessa demais para a penetração da luz; é para alertar e guiar as pessoas perdidas.” 

Na Palavra de Deus encontramos Jesus declarando sobre a importância de se examinar as escrituras. João 5.39: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. Jesus está presente em toda a Bíblia, e com um único objetivo, ser um farol para o mundo, e assim, achado por aqueles que estão perdidos na sarjeta do pecado, e que precisam, urgentemente da luz do farol da vida eterna. 


Certo pregador do século XIX escreveu: “Quando a escuridão desce para cercar-me, a Palavra de Deus, como uma tocha me mostra o caminho e ilumina meus passos. Um dos benefícios mais práticos das Sagradas Escrituras é guiar-nos em nossas ações cotidianas. Bem-aventurado o homem que se apropria pessoalmente da Palavra de Deus e a utiliza na prática como uma lâmpada para seus pés”. 


Indo para o encerramento, assim como o farol que guia os navegantes, a Bíblia é a luz que nos mostra o caminho afim de que não venhamos tropeçar na caminhada. Ela revela a todos nós os obstáculos enredados de filosofias e falsos valores. 

Que Deus abençoe você e sua família. Até a próxima!

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Farol
https://www.facebook.com/ebconhecimento/posts/272716662923280/?locale=pt_BR
https://legadoperpetuo.org/2021/12/14/a-biblia-o-farol-de-deus-em-meio-a-escuridao/
https://www.esbocopregacao.com/2018/08/jesus-e-o-farol.html
https://estudoscristaos.com/2010/05/devocionais-cristaos-farois.html
https://www.atendanarocha.com/2010/01/um-farol-para-o-mundo.html
https://www.chamada.com.br/meditacoes/todo_dia/2018/agosto08.html
https://pt.linkedin.com/posts/jose-maria-de-melo-290b363a_a-tua-palavra (https://encurtador.com.br/mLU25)
ASSISTA O VÍDEO DA MENSAGEM