Nós falaremos sobre lágrimas, que de acordo com
a ciência, são secreções formadas por água com cerca de sete microlitros. Esse
fluído lacrimal se encontra presentes em cada um de nossos olhos, o que
equivale a cerca de um décimo de gota d'água. As lágrimas são produzidas pelas
glândulas lacrimais com o objetivo de limpar, purificar e lubrificar os olhos.
Quando falamos de lágrimas, pensamos em choro, e é um estado emocional que todo ser humano enfrenta. Inclusive, até o Filho de Deus, Jesus, derramou lágrimas. As escrituras sagradas afirmam que Jesus chorou: diante da morte de seu amigo Lázaro (João 11.35); e diante da cidade de Jerusalém (Lucas 19.41).
Em Apocalipse 21.4, precisamente na parte “a” do versículo, declara a Bíblia: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima...”.
E quem são essas pessoas que serão consoladas por Deus? Essas lágrimas são daqueles que por amor a Cristo, vencerem o sistema mundano. Apocalipse 21.7: “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” Serão limpos os olhos dos que choram devido serem perseguidos por causa da justiça. Em Mateus 5.4: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”.
Deus limpará as lágrimas dos olhos daqueles que foram humilhados por causa do evangelho. Quantas pessoas não fazem os outros sofrerem? A derramarem lágrimas de angústia e sofrimento?
Existem lágrimas provocadas pelos choros do REMORSO, quando a pessoa fica triste com as consequências de suas ações. Exemplo de Esaú, irmão de Jacó, após vender a sua herança. Hebreus 12.17: “Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou”. Choro de remorso não comove o coração de Deus.
Porém, o choro do ARREPENDIMENTO: tristeza por causa do pecado praticado, move aos céus. Podemos ver o caso de Davi. Em Salmos 6.6, buscando o perdão de Deus em meio ao arrependimento, exclama: “Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,”.
Meus amigos, existem o choro de alegria e também o choro de tristeza. Enquanto Deus trabalha para consolar, por outro lado existem pessoas que vivem fazendo o contrário, entristecendo o coração das pessoas.
Que venhamos ser canal de bênçãos na vida do próximo. Que possamos fazer com que as pessoas derramem lágrimas de alegria, felicidades em temer a Deus após conhecerem a Jesus como ocorreu com o eunuco, Atos 8.39: “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.”
Se a lágrima, é o fluído mais precioso na terra, tenhamos cuidado. Pois ela é 1% líquido e 99% sentimentos. Seja prudente naquilo que você fala, para não abrir feridas no coração das pessoas. Seja canal de bênção. Promova o Reino de Deus na vida delas. Romanos 14.17: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
E tudo isso, porque um dia, e não está longe, em Cristo, “Deus limpará de seus olhos toda a lágrima...”. E não haverá mais morte, nem luto, nem dor, e nada que nos leve lembrar ou promover sofrimento.
A recomendação bíblica em Filipenses 4.4, é: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”.
Que Deus abençoe você e sua família.
0 Comments
Postar um comentário